Metodologia de Análise de Falhas
Metodologia de Análise de Falhas
Escola
Exploração e ProduçãoÁrea de Conhecimento
Inspeção de EquipamentosApresentando as principais metodologias de análise de falhas em equipamentos, o curso reforça o conteúdo teórico através da discussão de casos práticos, consolidando os conhecimentos necessários para a identificação de causas de ruína de materiais ou degeneração de serviços e seus efeitos.
Conheça os principais objetivos:
- Capacitar a aplicação da lógica de uma análise de falha;
- Trabalhar com informações relativas a mecanismos que levam a uma falha e seus efeitos;
- Identificar a aplicação correta de soluções que evitem a falha;
- Treinar os participantes na metodologia apresentada;
- Discutir cases propostos e próprios;
- Apresentar e debater soluções entre os participantes.
Ao fim do curso, você desenvolverá competências para:
- Identificar as possíveis causas da maioria dos efeitos de danos que ocorrem em sua planta industrial;
- Relacionar os efeitos aos mecanismos de danos;
- Realizar análise de causas;
- Treinar outros colaboradores em sua planta industrial;
- Planejar ações para a eliminação das causas de falhas;
- Contribuir para o aumento da produtividade geral;
- Contribuir para a economia global de recursos;
- Justificar investimentos.
Conheça a UnIBP
A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.
Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).
O EAD da UnIBP oferece aulas 100% ao vivo com total interação entre colegas e professores em tempo real, proporcionando troca de conhecimento e networking.
Em caso de imprevisto para participar da aula ao vivo, o aluno terá acesso ao conteúdo gravado de acordo com a carga horária do curso como discriminado abaixo:
Cursos de até 24h - 10 dias*
Cursos com mais de 24h - 15 dias*
*tempo que o aluno terá para acessar as gravações e concluir os critérios de aprovação, a partir do último dia de transmissão ao vivo.
-
Módulo I - Introdução ao Conceito de Defeito e Falha
- Aspectos gerais sobre Produtividade de Serviços na Indústria
- Diferenças conceituais entre defeito e Falha
- Impactos das falhas de continuidade de serviço
- Aspectos ligados à Segurança Pessoal e de Processo
- Exercícios
-
Módulo II - Mecanismos de Danos em Equipamentos e seus Efeitos
- Mecanismos de Danos que podem ser encontrados nas indústrias de processo e seus efeitos
- Equipamentos e seus possíveis mecanismos
- Deterioração de serviços
- Identificação dos efeitos dos mecanismos e estudos para não deterioração de práticas de serviços
-
Módulo III - Estudo das Técnicas para a Análise de Causas de Falhas
- Estudo de Técnicas de Análise de Causas de Falhas: Ishikawa, Árvore de Causas, 5W e 1 H, RCA, FEMEA, DEMAIC
- Softwares para a análise de causas
- Necessidade de trabalho em times multidisciplinares
- Comparação de resultados
- Exercícios
-
Módulo IV - Análise de Causa Raiz
- Programa de Ação para eliminação de Causa Raiz
- Plano de Ação para eliminação de Causa Raiz
- Avaliação dos impactos empresariais
- Resultado: comercial, segurança e imagem
- Exercícios
-
Módulo V - Estudo de Caso
- Case real proposto para solução dos times, com apresentação em sala de aula
- Comentários sobre as apresentações dos times
- Cases reais propostos pelos participantes do curso, com apresentação da solução em sala de aula
- Comentários sobre a apresentação dos times e fechamento do treinamento
Professores
O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.-
Informações Importantes
Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:• Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;• Sistema funcional de saída de áudio;• Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;• Navegador atualizado e com liberação para pop-ups, flash e java scripts.• Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.• A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
-
Nossas Políticas
Política de confirmação:• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.Política de cancelamento:• Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma;• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.Política de Pagamento:• As inscrições são feitas através do e-commerce e podem ser efetuadas a vista por boleto ou em até 6x sem juros no cartão de créditoPolítica de Faturamento:• Pagamento Faturado é oferecido para Pessoa Jurídica e para ter direito a essa forma de pagamento, o cliente deverá ser associado ao IBP. Qualquer tipo de promoção ou cupom oferecido pela UnIBP, não se aplica a inscrições realizadas através de Pagamento Faturado, levando em consideração que o pagamento será efetuado após a realização do curso.• Entre em contato pelo e-mail unibp@ibp.org.br para saber maiores informações sobre faturamento.O IBP é isento de retenção de IR.
-
Descontos
Associado Patrimonial = 20%Associado Setorial = 15%Associado Não Setorial = 10%Associado Institucional = 5%Associado Profissional = 5%Associado Estudante = 40%Estudante = 20%Ex-aluno = 5%Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.
Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).
Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.
Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.