Gestão de Risco com o Método Bow Tie
Gestão de Risco com o Método Bow Tie
Escola
NegóciosÁrea de Conhecimento
GestãoAprenda sobre a análise de risco com o método Bow Tie, uma maneira esquemática e eficaz de descrever e analisar o tratamento de um risco, desde as suas causas até as suas consequências.
O
curso apresenta os fundamentos e aplicabilidade da metodologia para o
gerenciamento de riscos, em diferentes níveis e de diferentes naturezas em uma
empresa.
Você vai aprender os conceitos básicos do gerenciamento de risco e do processo com suas respectivas etapas de identificação, análise, avaliação e tratamento, assim como exemplos de ferramentas e métodos que suportam essas etapas e podem se conectar com o método Bow Tie.
A partir de um Bow Tie típico completo, o curso apresenta como podem ser realizadas análises das barreiras, tanto preventivas como mitigadoras, a fim de identificar vulnerabilidades nos cenários representados através de cases e exemplos da indústria. Por fim, os participantes exercitam a construção de diagramas através de ferramentas visuais simples e através do software BowTie XP Advanced, colocando em prática os conceitos aprendidos durante as aulas, incorporando as funcionalidades do software em nível básico e intermediário e destacando os benefícios da metodologia Bow Tie na gestão de riscos.
Conheça a UnIBP
A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.
Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).
O EAD da UnIBP oferece aulas 100% ao vivo com total interação entre colegas e professores em tempo real, proporcionando troca de conhecimento e networking.
Em caso de imprevisto para participar da aula ao vivo, o aluno terá acesso ao conteúdo gravado de acordo com a carga horária do curso como discriminado abaixo:
Cursos de até 24h - 10 dias*
Cursos com mais de 24h - 15 dias*
*tempo que o aluno terá para acessar as gravações e concluir os critérios de aprovação, a partir do último dia de transmissão ao vivo.
-
Módulo I - Fundamentos e Introdução ao Método Bow Tie
- Conceitos introdutórios sobre Gestão de Riscos
- Fundamentos do método Bow Tie e do pensamento baseado em barreiras
- Os 08 Elementos constitutivos do Bow Tie
- Evento topo
- Barreiras preventivas e mitigatórias
- Ameaças
- Consequências
- Fator de Agravamento e barreiras do fator de agravamento
- Exercício de identificação e posicionamento dos elementos em um bow tie pré-estabelecido
-
Módulo II - Elementos e construção de diagramas (parte 01)
- Prática imersiva de construção de diagramas Bow Tie com templates e post its, através de cenários simples que permitam o exercício dos elementos constitutivos do Bow Tie;
- Discussão orientada e refino textual na composição dos elementos, dicas para construção dos textos;
- Análise e comparação com cases de dentro (específicos) e fora da indústria (genéricos);
- Prática de soft skills (comunicação, tomada de decisão, liderança, consciência situacional, team building).
-
Módulo III - Elementos e construção de diagramas (parte 02)
- Continuação da prática imersiva de construção de diagramas BowTie, porém com o uso do software BowTie XP Advanced, através de cenários mais direcionados para o setor de O&G que permitam o exercício aprofundado dos elementos constitutivos do BowTie;
- Produção de Diagramas pilotos BowTie com base em cases reais dos alunos (individuais ou em grupos);
- Aprendizado básico e intermediário das funcionalidades do software BowTie XP Advanced
- Instalação e Ativação do BowTie XP
- Criando um diagrama básico (Inserindo Diagrama, Tree View, Toolbar, grupos, edições e display)
- Adição de informações (Lookup Tables, edição de valores, inserindo informações nas barreiras e outros elementos)
- Adição de informações complementares (atividades, documentos, ações)
- Matrizes de Riscos no BowTie
- Funções de reporting (clipboard, filtros de visualização, filtros avançados, case overview, relatórios)
- Test Files
- Discussão orientada e refino textual na composição dos elementos, dicas para construção dos textos;
- Análise e comparação com cases de dentro (específicos) e fora da indústria (genéricos)
- Prática de soft skills (comunicação, tomada de decisão, liderança, consciência situacional, team Building)
-
Módulo IV – Novas fronteiras e desafios da gestão de riscos
- Implementando o BowTie na sua empresa: próximos passos para o processo de gerenciamento de riscos e a integração do BowTie
- Auditoria de Barreiras e planos de ação;
- Restrições e desafios atuais da indústria: integrando no BowTie;
- Fatores Humanos e Organizacionais;
- Princípios de Safety II e outras correntes emergentes;
- Fatores endógenos e exógenos da segurança proativa e gestão de grandes eventos;
- Debriefing e considerações finais
Professores
O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.-
Informações Importantes
Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:• Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;• Sistema funcional de saída de áudio;• Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;• Navegador atualizado e com liberação para pop-ups, flash e java scripts.• Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.• A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
-
Nossas Políticas
Política de confirmação:• O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.• Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.• O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.Política de cancelamento:• Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma;• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.• Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.Política de Pagamento:• As inscrições são feitas através do e-commerce e podem ser efetuadas a vista por boleto ou em até 6x sem juros no cartão de créditoPolítica de Faturamento:• Pagamento Faturado é oferecido para Pessoa Jurídica e para ter direito a essa forma de pagamento, o cliente deverá ser associado ao IBP. Qualquer tipo de promoção ou cupom oferecido pela UnIBP, não se aplica a inscrições realizadas através de Pagamento Faturado, levando em consideração que o pagamento será efetuado após a realização do curso.• Entre em contato pelo e-mail unibp@ibp.org.br para saber maiores informações sobre faturamento.O IBP é isento de retenção de IR.
-
Descontos
Associado Patrimonial = 20%Associado Setorial = 15%Associado Não Setorial = 10%Associado Institucional = 5%Associado Profissional = 5%Associado Estudante = 40%Estudante = 20%Ex-aluno = 5%Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.
Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).
Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.
Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.