Gerenciamento de Projetos de Manutenção, Construção e Montagem Segundo Preceitos do PMI

Preço: R$ 3.630,72
Desconto
Modalidade:
EAD
Formato:
Trasmissão ao Vivo
Carga Horária:
32h
Data Início:
01/07/2025
Data Fim:
16/07/2025
Hora:
9h às 13h (Horário de Brasília)
Frequência:
As aulas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras
shopping_cart
Descrição

Gerenciamento de Projetos de Manutenção, Construção e Montagem Segundo Preceitos do PMI

Escola
E&P
Área de Conhecimento
Equipamentos e Manutenção
SOBRE O CURSO

 Desenvolver as ferramentas de planejamento, análise de riscos e modelos de contratos capazes de proteger operações, mesmo num cenário de projetos cancelados ou postergados.

Indicado a engenheiros, arquitetos, técnicos, planejadores, orçamentistas, fiscais e gerentes de contratos, clientes ou prestadores de serviços, empenhados em planejar, otimizar custos e recursos, cumprir prazos, especificar contratos, orçar serviços e gerenciar ou acompanhar obras de manutenção e montagem.

Este curso pretende aprimorar os conhecimentos dos participantes em todas as etapas do gerenciamento de um empreendimento, desde o planejamento, o nivelamento de recursos, avaliação de prazos, avaliação do risco, a escolha e elaboração de instrumento contratual adequado, cotação e o acompanhamento da obra de montagem ou manutenção.

Ao final do curso, o aluno irá vivenciar um estudo de casos que simula situações reais do mercado de petróleo e gás nas diferentes etapas envolvidas no desenvolvimento de um projeto de manutenção e montagem nesta indústria, vivenciando a experiência de gerenciamento e tomada de decisões críticas, características de projetos dessa natureza.

Conheça a UnIBP

A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.
Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).

TRANSMISSÃO AO VIVO

O EAD da UnIBP oferece aulas 100% ao vivo com total interação entre colegas e professores em tempo real, proporcionando troca de conhecimento e networking.

Em caso de imprevisto para participar da aula ao vivo, o aluno terá acesso ao conteúdo gravado de acordo com a carga horária do curso como discriminado abaixo:

Cursos de até 24h - 10 dias*
Cursos com mais de 24h - 15 dias*

*tempo que o aluno terá para acessar as gravações e concluir os critérios de aprovação, a partir do último dia de transmissão ao vivo.

PROGRAMA TÉCNICO
  • Módulo I – Conceito de Projeto pela metodologia PMI. Disciplina de Capital através do método dos portões (metodologia FEL)

    • Fundamentos de Planejamento
    • Conceito de EAP
    • Noções de PERT/CPM Caminho Crítico
    • Cronogramas e Histogramas
    • Curva S. Nivelamento de Recursos
    • Técnicas de aceleração: Fast tracking, Crashing e Critical Chain
    • Softwares existentes (características, vantagens e desvantagens)
    • Linhas de balanço
    • Pert-estatístico
    • Árvore de decisão 

  • Módulo II – A programação e o acompanhamento de serviços

    • Conceito e exemplos 
    • Gerenciamento de Risco: instrumentos e estudo de casos
    • Gerenciamento de risco

  • Módulo III – Modalidades de Contratação

    • Modelos de contratação, vantagens e desvantagens
    • Estudo de casos e exercícios práticos 

  • Módulo IV – Instrumentos Contratuais de Planejamento

    • Formas de Controle
    • Auditorias na Programação
    • Forma de Pagamento

  • Módulo V – Estudo de Caso

    A partir de um contrato e uma especificação de serviços resumidos, os grupos farão, seguindo parâmetros ditados pelo curso, uma cotação. Haverá uma tomada de preços, iniciando-se desta forma o jogo “Gerenciar a Obra”. Com o apoio do microcomputador, serão simuladas ocorrências aleatórias, porém passíveis de ocorrer durante a obra. Os grupos terão de replanejar serviços, realocar mão-de-obra e enfrentar uma série de situações (a maioria delas adversas), que obrigarão à tomada de decisões, que afetarão Prazo, Qualidade, Segurança e Retorno Financeiro. Será formado um escore, contabilizando pontos positivos e negativos, criando desta forma um espírito competitivo entre as equipes. O objetivo desta etapa é melhorar o processo de tomada de decisões, aprender com seus erros e com acertos de outrem, melhorar o relacionamento interpessoal, pelo exercício da argumentação, pela aceitação do consenso, e criar uma visão abrangente da Engenharia.

Professores

O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.
  • Trabalhou 32 anos na Petrobras, na Gestão de Manutenção e Gerenciamento de Projetos (REDUC, Pasadena, Premium I, RPBC, RNEST); recém-aposentado, atua como Consultor Expert em Óleo e Gás, pela Deloitte, na implantação do PMO da ampliação da Refinaria de Talara, Peru. MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC Autor do livro Ferramentas de Planejamento (Editora e-papers). Criador do Blogtek, blog voltado para Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e do canal Blogtek no Youtube. Project Management Professional (PMP) – PMI. Risk Management Professional (RMP) – PMI. Certified Reliability Engineer – ASQ

    Rodolfo Stonner

    Professor

    • Informações Importantes

      Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:

      • Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;
      • Sistema funcional de saída de áudio;
      • Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;
      • Navegador atualizado e com liberação para pop-ups, flash e java scripts.

      • Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.
      • A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.

      O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
    • Nossas Políticas

      Política de confirmação:
      • O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
      • Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
      • O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.

      Política de cancelamento:
      • Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma; 
      • Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
      • Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.

      Política de Pagamento:
      • As inscrições são feitas através do e-commerce e podem ser efetuadas a vista por boleto ou em até 6x sem juros no cartão de crédito

      Política de Faturamento:
      • Pagamento Faturado é oferecido para Pessoa Jurídica e para ter direito a essa forma de pagamento, o cliente deverá ser associado ao IBP. Qualquer tipo de promoção ou cupom oferecido pela UnIBP, não se aplica a inscrições realizadas através de Pagamento Faturado, levando em consideração que o pagamento será efetuado após a realização do curso.
      • Entre em contato pelo e-mail unibp@ibp.org.br para saber maiores informações sobre faturamento.

      O IBP é isento de retenção de IR.
    • Descontos

      Associado Patrimonial = 20%
      Associado Setorial = 15%
      Associado Não Setorial = 10%
      Associado Institucional = 5%
      Associado Profissional = 5%
      Associado Estudante = 40%
      Estudante = 20%
      Ex-aluno = 5%

      Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.

      Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).

      Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.

      Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.

    Encontre um curso

    Cursos em Destaque