Fatores Humanos na Indústria de O&G (Presencial)

Preço: R$ 3.435,42
Desconto
Modalidade:
Presencial
Carga Horária:
16h
Data Início:
18/12/2024
Data Fim:
19/12/2024
Hora:
09h às 18h (Horário de Brasília)
Descrição

Fatores Humanos na Indústria de O&G

Escola
Exploração e Produção
Área de Conhecimento
Segurança e Saúde
SOBRE O CURSO

Obtenha conhecimento sobre um dos temas mais estudados nas áreas de segurança operacional e de processo, e fique alinhado com as melhores práticas do mercado.

O curso apresenta uma abordagem teórica e prática de fatores humanos na indústria de óleo e gás, com o propósito de capacitar profissionais na área e atender às exigências do SGSO (Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional) e SGIP (Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços) da ANP.

Com a necessidade de adequação às condições do mercado, por ser requerido pelos regulamentos e fiscalização, o programa ensina os fundamentos de fatores humanos, os sistemas sociotécnicos complexos da indústria de O&G e abordagem do tema em projetos, análises de riscos e investigação de acidentes.

Conheça os objetivos:

  • Apresentar os conceitos e teorias relativos a fatores humanos
  • Compreender a interação dos trabalhadores com os atuais sistemas sociotécnicos complexos da indústria de O&G no Brasil e no mundo
  • Compreender os requisitos exigidos pelo SGSO, SGIP e outras legislações
  • Desenvolver abordagens práticas de fatores humanos, com ferramentas já existentes, bem como utilizando metodologias de análise complexa
  • Desenvolver um pensamento sistêmico do tema em projeto, análises de riscos, investigação de acidentes e demais ações da área de segurança e saúde

Ao fim do curso você terá desenvolvido competências para:

  • Identificar a relevância de fatores humanos nos processos de trabalho
  • Realizar as abordagens do tema nos locais de trabalho
  • Planejar ações integradas, atendendo aos requisitos das legislações
  • Organizar abordagens sistêmicas de fatores humanos em ações da área de segurança e saúde
Conheça a UnIBP

A UnIBP é uma Universidade Corporativa, voltada para as necessidades da Indústria do Petróleo, Gás e Energia. Nossos cursos são elaborados e ministrados por quem mais entende do assunto. Oferecemos diferentes formatos e modalidades de ensino que possibilitam ao aluno escolher a que melhor se adapta à sua disponibilidade e necessidade.

Além dos cursos que você encontra aqui no nosso site, a UnIBP também desenvolve temas customizados para sua empresa. No In Company da UnIBP, oferecemos turmas customizadas para atender as necessidades específicas do seu grupo, podendo ser presencial ou EAD (transmissão ao vivo, videoaula, autoinstrucional, experiência imersiva, entre outros).

CURSO PRESENCIAL

As aulas presenciais ocorrem na sede da UnIBP localizada na Avenida Almirante Barroso, 52, 21º andar no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

PROGRAMA TÉCNICO
  • Módulo I - Fundamentos de Fatores Humanos

    • Definições e conceitos de Fatores Humanos
    • Desmistificando Fatores Humanos na Indústria
    • Integração de Fatores Humanos com demais ciências, a saber Ergonomia, Engenharia, Antropologia e Psicologia
    • Referencial teórico e futuros estudos
              • Módulo II - Sistemas Sócio Técnico Complexos da Indústria de O&G

                • Evolução dos ambientes e relações de trabalho na indústria
                • Definições e conceitos de sistemas sócio técnicos complexos
                • Análise de Fatores Humanos no contexto dos modernos sistemas sócio técnicos complexos a Indústria
                • Sistemas sócio técnicos complexos da indústria de O&G: características e peculiaridades específicas
                • Fatores Humanos na Segurança de Processo
                      • Módulo III - Abordagens de Fatores Humanos em Projetos, Análises de Riscos e Investigação de Acidentes

                        • Abordagem de Fatores Humanos nos projetos e nas análises de riscos (AET, HazOp, FRAM) da indústria de O&G
                        • Exigências legais de Fatores Humanos: SGIP, SGSO e Normas Regulamentadoras do Governo Federal
                        • Abordagem e gerenciamento de Fatores Humanos na análise e investigação de incidentes na indústria de O&G
                                    • Módulo IV - Práticas e abordagens de Fatores Humanos

                                      • Integração e recursos de Fatores Humanos nas práticas e ferramentas já existentes nas empresas: Auditorias, DDS, Relatórios de Segurança etc 
                                      • Estratégias e limitações das abordagens de Fatores Humanos
                                      • Desenvolvimento de cenários de risco, com a aplicação prática da abordagem de Fatores Humanos
                                      • Discussão de acidentes em sistemas sóciotécnico complexos, com a abordagem de Fatores Humanos em sua análise
                                      • Análise e tratamento de Fatores Humanos.
                                      • Estudo de Caso: Fatores Humanos em Emergência ou Crise.

                                            Professores

                                            O corpo docente será formado a cada turma de acordo com a disponibilidade de agenda dos profissionais.
                                            • Pós-Doutor em Human Factors in Safety Training pela Linnaeus University, Sweden, com foco em Fatores Humanos na área Marítima Internacional (em andamento); Doutor em Engenharia Civil pela UFF, com foco em Fatores Humanos na Construção de Poços de Petróleo Offshore; Mestre em Engenharia Ambiental pela UFRJ, com foco em Fatores Humanos na Produção de Petróleo Offshore; Pós-Graduado em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS (em andamento); Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela UCAM; Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFRJ; Perito Judicial em Instalações Elétricas pela PUC-Rio; Engenheiro Eletricista e Eletrônico pela USU;  Técnico em Eletrônica pelo CEFET-RJ; Professor convidado da Escola Politécnica da UFRJ, na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Gestore; Professor convidado da Escola de Engenharia de Produção da UFF, na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Latec; Revisor e autor do Journal CTWO - Cognition, Technology & Work, da Springer; Revisor e autor do Journal RESS - Reliability Engineering and System Safety, da Elsevier;  Membro da SPE - Society of Petroleum Engineers, Member ID 4106313; Membro da Abrisco -  Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processos e Confiabilidade; Membro da REA - Resilience Engineering Association; Membro da AIChE/CCPS - American Institute of Chemical Engineers/Center for Chemical Process Safety, Member ID 9900151312; Empregado Petrobras desde 2008, atuando como operador, engenheiro de segurança do trabalho e professor da Universidade Petrobras e Academia UP de SMS (lotação atual); Representante Petrobras nas Comissões Técnicas da ABNT (ABNT/CE-003) e CEPEL; Representante Petrobras no CCPS, no Project 281 - Human Performance; Criador do FRAMigo® e especialista na metodologia FRAM e nos conceitos do Safety II, desenvolvidos pelo Professor Erik Hollnagel

                                              Josué Eduardo Maia França

                                              Professor

                                            • Executivo com mais de 36 anos de experiência nas áreas de Engenharia Química | Consultoria em Gerenciamento de Enga. de Segurança (SMS), Qualidade e Confiabilidade, com destaque no desenvolvimento e formação de pessoas, e gestão de sistemas complexos, em empresas internacionais e globais, em diferentes segmentos; Competência em influenciar a alta direção e a organização com políticas e procedimentos de SMS, qualidade e confiabilidade para obtenção de resultados de excelência mundial; Liderança e formação de pessoas, com criação e condução de treinamentos internacionais de segurança e liderança de equipes multidisciplinares e palestrante internacional; D.Sc. em Engenharia de Segurança pela EQ/UFRJ e Engenheiro Químico pela UERJ.

                                              Cesar Nascimento

                                              Professor

                                            • Profissional com mais de 21 anos de experiência na Gestão de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, sobretudo na prevenção de acidentes, KPIs, Responsabilidade Social, Resiliência e Gestão de Riscos em sistemas sócio-técnicos, ergonomia cognitiva e confiabilidade humana, e normas ISO. Com Mestrado em Engenharia Ambiental, pós-graduações em Segurança, MBQ em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, MBA em Fatores Humanos, Engenharia e Gestão e graduação em Engenharia Civil (Brasil e na Suíça), atuou em grandes players do mercado como Setal, Estaleiro Brasfels, Skanska, Petrobras e Estaleiro Jurong Aracruz. Perfil comunicativo, capacidade analítica, liderança, visão sistêmica, multidisciplinaridade e inteligência emocional são competências que complementam o perfil.

                                              Henri Von Buren

                                              Professor

                                            • Psicólogo e Psicoterapeuta com trinta e um anos de experiência, formação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, especialista em ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, especialista em Gestão Empresarial, mestrando em Engenharia de Produção -Ergonomia e Segurança - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sólida experiência em gestão de pessoas com foco em cultura de segurança, saúde e ambientes de mudanças. Robusta vivência em mediação de conflitos, diagnóstico organizacional, implantação de novos programas em gestão de mudanças em segurança e saúde dentro das organizações. Ampla experiência em análise ergonômica preliminar e análise de riscos psicossociais no trabalho. Estudioso e Nerd de fatores humanos. Experiência em estudos com cultura de segurança na Europa e África. Ampla experiência em grandes operadoras de petróleo e segmento de navegação no Brasil, Mar do Norte, Reino Unido e África. Experiência profissional: Professor Universitário UNIPAC - Psicologia Aplicada à Administração - Adm. RH I e II; Professor MBA Administração - Habilidades e Competências; Consultor/Implantação em Cultura de Segurança - Grupo Oceanpact Instrutor de Fatores Humanos - Asgard Consultoria e Treinamento em Segurança - BP, BG, MAERSK - Aberdeen UK, TOTAL/TEPA E&P – África; Diagnóstico de maturidade em segurança e organização de sistemas de segurança nos segmentos de mineração e hospitalar.

                                              Jean Carlos Rodrigues de Souza

                                              Professor

                                            • Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Petrópolis, com Especialização em Engenharia, Gestão e Fatores Humanos em SST, MBA pelo Instituto Rui Barbosa, Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitarista pela Universidade Estácio de Sá e Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto de Cultura Técnica ICT. Sólida experiência profissional com mais de 15 anos de atuação em Gestão de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade em empresas de Grande Porte em diversos ramos de atuação, como: Metalurgia, Construção e Montagem, área de Saúde e com maior expressividade no ramo OffShore. Atuante sempre focado em desenvolver inovações para aumentar a capacidade em direção ao cuidado dentro das Organizações. Liderou grandes e competentes times na construção de ambientes mais saudáveis e atualmente faço parte de uma Jornada de Fatores Humanos dentro da maior Operadora de Petróleo do Brasil. Co Autor das duas últimas edições do livro “Compêndio de Lições Aprendidas em Saúde Segurança no Trabalho” pela editora Nelpa. Criador da rede social @prevencaoelivros onde faz publicações e convida grandes referências nacionais para debater assuntos relevantes. Palestrante e Organizador de eventos expressivos de SST pelo Brasil e atuante como voluntário no Projeto que promove ações de Saúde e Segurança nas escolas.

                                              Thomaz de Castro Doro

                                              Professor

                                              • Informações Importantes

                                                Para melhor experiência no curso, sugerimos que o usuário siga as seguintes orientações:

                                                • Computador (desktop) ou notebook com sistema operacional atualizado (Windows, MAC, Linux). Ou dispositivo móvel equivalente atualizado e com acesso à internet;
                                                • Sistema funcional de saída de áudio;
                                                • Conexão estável com a internet. Recomenda-se o mínimo de 512kbps;
                                                • Navegador atualizado e com liberação para pop-ups, flash e java scripts.

                                                • Não é permitido o download do áudio, vídeo e de conteúdo não autorizado.
                                                • A compra deste curso dá direito ao acesso de uma única pessoa. Não é permitida a distribuição ou reprodução deste material.

                                                O número de vagas é limitado e será preenchido de acordo com a ordem de efetivação das inscrições.
                                              • Nossas Políticas

                                                Política de confirmação:
                                                • O curso será confirmado mediante quórum mínimo de participantes efetivamente inscritos.
                                                • Todos os participantes serão notificados sobre a confirmação do curso com até 10 dias de antecedência da data prevista para o início da turma.
                                                • O IBP se reserva ao direito de cancelar, alterar as datas previstas e/ou o local de realização até o prazo máximo de 10 (dez) dias de antecedência da data de início da turma. Neste caso, o aluno será comunicado e poderá optar por manter ou cancelar a sua inscrição.

                                                Política de cancelamento:
                                                • Não haverá cobrança de taxa de cancelamento para solicitações realizadas com antecedência até 10 (dez) dias corridos para a data de início da turma; 
                                                • Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência de até 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.
                                                • Haverá cobrança de taxa de cancelamento correspondente a 100% (cem por cento) do valor da inscrição para solicitações realizadas com antecedência inferior a 5 (cinco) dias corridos para a data de início da turma.

                                                Política de Pagamento:
                                                • As inscrições são feitas através do e-commerce e podem ser efetuadas a vista por boleto ou em até 6x sem juros no cartão de crédito

                                                Política de Faturamento:
                                                • Pagamento Faturado é oferecido para Pessoa Jurídica e para ter direito a essa forma de pagamento, o cliente deverá ser associado ao IBP. Qualquer tipo de promoção ou cupom oferecido pela UnIBP, não se aplica a inscrições realizadas através de Pagamento Faturado, levando em consideração que o pagamento será efetuado após a realização do curso.
                                                • Entre em contato pelo e-mail unibp@ibp.org.br para saber maiores informações sobre faturamento.

                                                O IBP é isento de retenção de IR.
                                              • Descontos

                                                Associado Patrimonial = 20%
                                                Associado Setorial = 15%
                                                Associado Não Setorial = 10%
                                                Associado Institucional = 5%
                                                Associado Profissional = 5%
                                                Associado Estudante = 40%
                                                Estudante = 20%
                                                Ex-aluno = 5%

                                                Se você é funcionário de empresa associada ao IBP, insira a raiz do CNPJ (8 primeiros dígitos) da sua empresa no campo de Cupom de Desconto em nossa loja ao realizar sua inscrição. Não sabe se sua empresa é associada? Consulte aqui.

                                                Para as categorias de Associado Profissional e Associado Estudante, o cupom de desconto é o seu CPF (sem pontos ou traços).

                                                Os Estudantes devem enviar a declaração emitida pela instituição de ensino para unibp@ibp.org.br antes de realizar a inscrição na loja.

                                                Nossos Ex-alunos devem enviar previamente um e-mail com nome completo e CPF para unibp@ibp.org.br para obter o cupom de desconto.

                                              Encontre um curso

                                              Cursos em Destaque